Saúde Ocupacional

Dentre os principais riscos encontrados nos ambientes de extração e de beneficiamento de rochas ornamentais está a exposição a poeiras, favorecendo o aumento de doenças do sistema respiratório, principalmente a silicose, uma pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão, provocando na forma aguda, dificuldades respiratórias, cianose e câncer. Já para trabalhadores de extração de minérios há uma preocupação adicional, uma vez que as doenças pulmonares possam ser agravadas devido aos efeitos da inalação de radônio e filhos. Entretanto, as doses resultantes da contaminação ambiental por radônio e seus filhos em ambientes fechados ainda geram discussões entre pesquisadores sobre os reais danos biológicos que elas possam causar. De um lado as agências de proteção radiológica adotam o modelo proposto por vários pesquisadores de que qualquer dose, por menor que seja, pode produzir dano. Por outro lado, outros cientistas acham desnecessárias medidas restritivas, pois os danos biológicos só seriam prováveis para doses bem mais elevadas que aquelas ocasionadas em exposições em ambientes tradicionais de trabalho de mineração. Contudo, independentemente da relação entre dose e efeito, um aprofundamento sobre a disponibilidade de dados sobre concentrações em ambientes fechados (minas, ambientes urbanos, residências etc.) são necessários para que se forme uma base para que estudos epidemiológicos possam ser realizados, e uma melhor análise dos efeitos biológicos de baixas doses se efetive.

Assim, este projeto, em parceria com a FUNDACENTRO, também propõe estudar as características da exposição ocupacional a poeiras e obter informações sobre a poeira presente nesses ambientes de trabalho, coletando amostras nas frações inalável, torácica e respirável simultaneamente. Adicionalmente, este trabalho também visa o estudo dos efeitos adicionais relacionados à inalação de radônio em minas de extração de minérios, onde também ocorrem casos de silicose, devido à presença de rochas graníticas. De posse desses dados, é possível identificar a participação de cada componente na ocorrência de doenças pulmonares em ambientes de trabalho e obter estratégias que propiciem a efetivação de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida em diversos ambientes de trabalho.

Também são sendo efetuadas análises de concentrações de sílica cristalina e radônio, incorporados no sistema respiratório em animais de laboratório. A parte de criação e coleta de amostras é realizada em um biotério da UdelaR (Uruguai). Posteriormente, as amostras serão analisadas no IPEN/CNEN (São Paulo) e na UFRJ, aplicando-se as técnicas de ativação neutrônica e fluorescência de RX, respectivamente.

A colônia é formada por camundongos da linhagem C57 Black, originários do laboratório Jackson dos EUA (endocriados, emparelhados irmão por irmão durante 20 gerações), alcançando-se uma percentagem de homocigocis de 99%.

projetos/ocupacional.txt · Última modificação: 2009/10/23 19:00 por lara
www.chimeric.de Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0